domingo, 2 de março de 2008

Patrocínios: heróis ou vilões?


Há quem goste e há quem odeie; eles podem afastar ou atrair a atenção de colecionadores e fãs das camisas de futebol. Estou falando dos patrocínios! Quem de nós nunca deixou de comprar uma camisa porque havia um patrocínio ridículo nela estampado, ou, justamente porque nela não havia patrocínio algum? Eu já.
Está certo que em algumas camisas como a do Barcelona (ESP) ou a do Vasco da Gama (que ficou 07 anos sem um patrocínio master) o patrocínio é dispensável.
Nos tempos atuais, montar e manter uma equipe forte e competitiva exige muita grana; sabemos que a maior parte desta grana vem dos patrocinadores, por isso, devemos aprender a aceita-los desde que sejam discretos, não comprometendo e sim, embelezando os uniformes de futebol. A cada nova temporada, mais e mais patrocínios aparecem estampados nas diferentes partes (frente, costas, mangas) da camiseta.
Esses dias, assistindo à Copa Libertadores, reparei em duas camisetas, que em temporadas passadas apresentavam patrocínios e que, nessa, apareceram com as camisetas “lisas”. Não gostei de ver a camiseta do Estudiantes de La Plata (ARG) sem patrocinador; acho-a uma das camisas mais bonitas do mundo, mas sem um patrocinador, não me agradou e não a compraria. Já a camisa do Audax Italiano (CHI), que nunca foi umas das minhas preferidas, sem um patrocínio, ficou muito mais sem graça ainda.
As fotos ilustram bem o choque que causa a falta de um patrocínio nas atuais camisas de futebol.
Patrocínios já!

2 comentários:

Michael D. Barbosa disse...

Quando fiquei sabendo que a umbro ia mandar seus principais times sul-americanos pra coleção brasileira fiquei impolgado, só que a minha impolgação só aumentou a decepção qd as vi pessoalmente todas sem patrocinio, temi que o mesmo podia ocorrer com os os times britanicos mais pra minha felicidade vieram todas completas!

Unknown disse...

Depende do patrocínio.

Aqueles gigantes (com estampas ou simplesmente letras) ficam horríveis, pois deixam a camisa parecendo um outdoor. Como por exemplo (não compraria nenhuma destas):

-Kaiserslautern: http://www.sofutebolbrasil.com/produtos/984158.asp

-NEC: http://www.sofutebolbrasil.com/produtos/1033785.asp

-Lyon: http://www.sofutebolbrasil.com/produtos/866928.asp

Mas tem alguns patrocínios que, harmonicamente colocados, não prejudicam a beleza da camisa:

- FC Copenhagen: http://www.sofutebolbrasil.com/produtos/939629.asp

- Botafogo: http://www.sofutebolbrasil.com/produtos/1090847.asp

- Stuttgart: http://www.sofutebolbrasil.com/produtos/1014986.asp

Eu, particularmente, gostaria que nenhuma camisa ostentasse os patrocínios, mas, como eles são um "mal necessário", temos que com eles nos acostumar, desde que discretamente estampados nas camisetas.